Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
 Leach, 1820
Subfamília: Cuculinae
 Leach, 1820
Espécie: M. cinereus

Nome Científico

Micrococcyx cinereus
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

Ash-colored Cuckoo


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Papa-lagarta-cinzento

Antigamente pertencente ao genero Coccyzus. Espécie incomum, com poucas fotodocumentações. Vive em capoeirinhas e bordas as vezes em campos mais abertos. Tambem ocorre em matas secas, caatingas, savanas de cupim e campos adjacentes.

Características

Descrição física: Adulto com aproximadamente 24 cm, com bico levemente curvo e totalmente preto, olho e anel ocular estreitos e vermelhos. Pardo escuro por cima, mais cinzento na cabeça. Garganta e peito cinza pardacentos claros. Crisso pardo-claro. Sem ferrugíneo na asa. A cauda não é graduada como nos demais papa-lagartas. Na ponta das penas da cauda observam-se faixas escuras. Não há dimorfismo sexual.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de insetos que apanha nas arvores.

Reprodução

Hábitos reprodutivos: É a época em que mais ouve o seu canto. Notas em série de “cáu-cáu-cáu-cáu….aflautadas e bem enunciadas.

Hábitos

Comportamento muito furtivo, assim como as outras Papa lagartas. Raro ouvi-lo vocalizar a não ser na época da reprodução.

Distribuição Geográfica

Encontrada desde o Norte/Nordeste até Sudeste e Sul. Pode também ser encontrado no Cerrado e Pantanal Sul mato-grossense. Na Amazonia é considerada migrante austral durante o inverno.

Referências

Aves do Brasil, Pantanal e Cerrado, 2010. Guy Tudor, Editora Horizonte.

Guia de Campo Avifauna Brasileira, 2009, volume 2. Tomas Sigrist, Editora Avisbrasilis.

Galeria de Fotos